Veja o campo magnético da terra

Invisíveis e essenciais para a vida na terra, o campo magnético terrestre é um dos fenômenos naturais mais impressionantes do nosso planeta. Se não tivéssemos esse escudo, partículas supercarregadas vindas do espaço atingiriam a terra, castigando todos os seres vivos ou mudando as formas de vida de nosso planeta como as conhecemos.Campos apesar de invisíveis, há algumas formas de detecta-lós, uma delas é a famosa experiência da limalha de ferro que aprendemos no ensino fundamental. Onde se coloca limalha de ferro sobre uma folha de papel enquanto posiciona-se um imã em forma de barra em baixo. Quando jogamos limalha de ferro em cima da folha, linhas bastantes peculiares se formam.


O campo magnético terrestre
Como não é possível pegar limalha de ferro de jogar ao redor do planeta só para ver as linhas do campo magnético terrestre, a Imagem acima foi obtida pelo centro espacial Goddard da NASA, e ela foi baseada em dados coletados no espaço desde o início da Era Espacial, onde é exibido a terra e os traços laranja e azuis são as linhas do campo magnético que são a mesma coisa que as figuras apresentadas pela limalha de ferro do experimento escolar.
Experiência da Limalha de Ferro
Ao invés de limalha de ferro, utilizaram dados de vários sensores de radiação, capazes de detectar o movimento de partículas atômicas – prótons e elétrons, em seu movimento ao redor da terra, obedecendo um padrão diferente de nossa experiência escolar, Gerando um campo magnético assimétrico, então as linhas foram empurradas para o lado oposto iluminado pelo sol. Isto ocorre porque o vento solar – uma espécie de jato de partículas super carregadas vindas do sol empurra o campo magnético da terra. Em algumas situações os ventos solares são tão fortes que sua interação com a terra produz surtos de energia que podem causar problemas na rede elétrica e problemas em satélites.