Os opostos se atraem?

É comum ouvir por aí a frase "Os opostos se atraem", e na física, principalmente nos estudos em que envolvem corpos carregados, ou seja, positivamente ou negativamente carregados.Saiba o motivo desses acontecimentos e como funciona até mesmo nos átomos.

Atração em corpos minúsculos:

Já se perguntou o por que dos elétrons se manterem nas eletrosferas de seu correspondentes átomos até que algum outro mais eletronegativo ( com maior capacidade de "roubar" elétrons) tome-o?

Bem, os prótons por apresentarem carga positiva, acabam atraindo seus opostos, os elétrons ( carga negativa). Daí a explicação para o poder atrativo dos átomos que apresentam prótons livres, ou seja, aqueles que apresentam um número de elétrons inferior ao número de prótons. (por lógica, seu poder atrativo será bem maior).


Repulsão de corpos igualmente minúsculos:

Sabe-se que corpos de mesma carga se repelem, ou seja, dois prótons dentro do mesmo átomo sem qualquer mediador promoveria uma desintegração do núcleo, afinal ambos se repeliriam até que não mais partilhassem do mesmo meio ( explicação de "Por que o átomo não se destrói pela repulsão dos prótons" em Radioatividade.)

O que acontece com o imã?


É intrigante ver que o imã tem um lado que se atrai à outro imã, e em compensação, se inverterem-se os lados, eles passam a ter repulsão, e a única explicação para isso é o que foi mostrado aqui, polos de diferentes cargas se atraem, enquanto os de cargas iguais tendem à repulsão.
Caso seja dividido ao meio, este imã torna-se dois com características semelhantes ao que o antecedeu.