Do que é feito um computador: Microprocessador.

Como visto em Membros do computador: Microprocessador, o microprocessador é o cérebro do computador, aquele que torna seu PC inteligente, capaz de tomar atitudes e realizar testes de lógica.
Antigamente eles compunham apenas de transistores e elementos afins, tendo assim uma pequena capacidade de processamento e de funções específicas com relação aos que temos hoje. Sendo hoje produzidos tendo em sua composição os famosos wafers( espécies de fatias ) de silício, que ajudam no desempenho por promover um melhor movimento das ondas utilizadas por eles, em meio as camadas.


Silício em alto nível de pureza

Da produção do wafers de silício.

O silício é um dos elemento mais abundantes da natureza, porém para produzir wafers 99,999% puros demandam um enorme investimento, sendo necessários complexos processos de limpeza com água destilada e outros diversos produtos químicos.


Produção do Processador.

Wafers de silício
Sob uma base metálica são iniciados os primeiros processos. Dentro de uma câmara completamente isolada de qualquer resquício do meio exterior, tudo para garantir que toda a produção será segura, e que não haverão elementos comprometedores à qualidade do produto. Depois, são postas diversas outras camadas( inclusive de wafers ), seguidas de banhos químicos e outros processos que obviamente são segredos de produção. Por final, tudo é lacrado, de modo ao "vácuo" interior do produto se conserve até que alguém tenha a ideia genial de abri-lo, não havendo então possibilidade de reparo viável, tanto financeiramente, quanto processual.

Possíveis impactos do silício ao ser humano.

Por um simples fato do ser humano não necessitar deste elemento em sua vida, a falta deste elemento na natureza não "alteraria em nada" na nossa parte orgânica. Respirar pó de silício causa graves doenças pulmonares crônicas devido à fixação deste nas vias respiratórias.



Curiosidades:

O vale do silício localizado na Califórnia, EUA, conhecida por reunir as maiores empresas em tecnologia do planeta, tem esse nome pelo simples fato de que o silício é grande representante da tecnologia, estando presente em cada parte dela. um exemplo disso é o que acabamos de ler, sem o silício, provavelmente não veríamos a tecnologia como está hoje.



Vídeo representativo da Intel

Tenho que confessar que sou fã desse vídeo, esclarece bastante o que foi falado acima, um vídeo que representa o processador desde a areia, que é de onde vem o silício.