O que é biotecnologia?


Biotecnologia não é um novo avanço na área da ciência. Na verdade, tem sido utilizada há anos, mas não foi significativamente divulgada com este nome, mas suas áreas de atuação são vistas constantemente.
Na sua forma simples, biotecnologia significa utilizar organismos vivos ou seus produtos afim de rever ou alterar a saúde humana ou o ambiente, ou executar um processo.
Biotecnologia em si é a combinação da biologia e outras ciências para criar produtos novos e inovadores no setor agrícola, setor industrial e indústrias ambientais. Os produtos incluem medicamentos, vacinas, hormônios de crescimento para as plantas e aditivos alimentares.
As áreas mais importantes dessa tecnologia e suas aplicações no campo da biotecnologia são: Tecnologia de bioprocessamento, anticorpos monoclonais, cultura de células, a tecnologia de DNA recombinante e a clonagem.

A tecnologia Bioprocessamento

A tecnologia Bioprocessamento Refere-se a utilização de células vivas para produzir produtos preferenciais. Este método tem sido utilizado há milhares de anos sem saber as reais implicações científicas de que, como na produção de cerveja, vinificação e até mesmo para fazer pão!  Microrganismos foram descobertos em meados de 1800, e as pessoas perceberam que o seu maquinário bioquímico foi a substância para estes produtos úteis. Experimentos com profundidade de investigação levaram-nos hoje para a produção de aminoácidos, pílulas anticoncepcionais, pesticidas, antibióticos e vitaminas também.
Cultura Celular

A tecnologia de anticorpo monoclonal

A tecnologia de anticorpo monoclonal utiliza as células do sistema imunológico para produzir anticorpos. Os anticorpos monoclonais são extremamente úteis para localizar quaisquer poluentes presentes no ambiente, detectar microrganismos que podem ser prejudiciais em alimentos, diferenciar entre células normais e células cancerosas, e também diagnosticar de uma maneira mais precisa quaisquer doenças infecciosas que podem estar presentes em seres humanos, animais ou plantas.

Cultura Celular

A cultura celular significa simplesmente células em crescimento fora de um organismo vivo. Existem 3 áreas neste estudo, os quais incluem a cultura de células vegetais, cultura de células de insetos e cultura de células de mamíferos.
Ovelha Dolly

Clonagem

A clonagem tornou-se conhecido após a clonagem da Dolly. A tecnologia de clonagem efetivamente permite a geração de seres geneticamente idênticas como por exemplo, plantas, células ou animais. Engenharia de proteínas é uma técnica de DNA recombinante que se destina a melhorar as proteínas existentes para criar novas proteínas que não existem na natureza. Estas proteínas podem então ser utilizadas no processamento de alimentos, o desenvolvimento de drogas de fabricação industrial e etc.