Como Funciona a OLED?

OLED - Organic Light-Emitting Diode
ou, Diodo orgânico emissor de luz.


Da Criação.     

A tecnologia OLED é uma nova forma de imprimir imagens em tela plana. Composto por moléculas de carbono (Por isso a denominação "Diodo orgânico"), que emitem luz ao receber cargas elétricas, prometendo então, ser bem mais baratas que as existentes hoje, as LCD, além de permitir ângulos de visão de até 180º, inclusive, contraste 10 vezes melhor que as telas LCD em ambientes escuros. Tal tecnologia foi desenvolvida pela Kodak, em 1980 e pretende alcançar computadores de mão, notebooks, celulares de última geração, bem, tudo aquilo que possa ser beneficiado, diminuído, por este fotoemissor.

Flexibilidade é um ponto forte.

Por funcionar ao simples contato de energia elétrica, pondo-se alguma forma de "moldura" carregada de eletro-condutores, torna-o muito flexível, inclusive dobrável. Sendo assim menos propício à prejuízos aos que o portarem,(em casos de quedas, choques mecânicos) além de outras óbvias possibilidades, devido ao aspecto de "Folha de papel fotoemissora".



Desde 1980, por que não foi posta no mercado ainda?

Baterias para essa tecnologia ainda não existem, sendo assim, possível de ser usada apenas em alguns monitores, embora não haja informações de sequer um deles à venda, afinal, tecnologias de armazenamento de energia ainda precisam evoluir um pouco mais, afim de chegar às prateleiras, essa que é talvez a mais flexível e menor das tecnologias de telas emissoras de luz.