Como funciona: Camuflagem de aviões, mísseis, torpedos...

Com a necessidade de tornar-se invisível aos sistemas de radares inimigos, projetar missões espiãs etc... Foi criado um sistema inicialmente descoberto pelo americano David Rittenhouse (publicado em 1786) que posteriormente sofreu algumas alterações especiais para tais metas da tecnologia planar.

Como funciona o sistema de radares:

Basicamente, este sistema consiste em uma série de emissores/receptores de ondas (antenas), tais ondas são emitidas pelo campo de proteção em que se deseja atuar, sendo assim, determinada onda ao se chocar com determinado material será refletida, e assim será representada em um gráfico dinâmico, que mostra inclusive o movimento de cada objeto encontrado por tais ondas.

Objetos voadores normais (sem o sistema de camuflagem )

Formado por materiais simples, são facilmente encontrados por qualquer sistema de radares ( a não ser que esteja abaixo da linha de alcance das ondas do sistema descrito acima. Pode parecer algo antiquado, mas até hoje existem tais planares assim, como os aviões de transportes de pessoas e produtos para que estes possam ser administrados e não ocorram choques em meio aos vôos. ( há dados que revelam "2000 aviões no ar simultaneamente" em qualquer parte do dia).

Um objeto voador devidamente equipado com a camuflagem.


Superficie seletiva de Frequencia
Inicialmente, o objeto planar não estará invisível à visão humana (dependendo da distância), e sim invisível aos sistemas de radares, Mas por que motivo? Simples, o equipamento que se usa para não ser detectado por tais ondas é o FSS (Frequency selective surfaces) do inglês "Superfície seletiva em frequência". Sabe-se que todas ondas têm uma frequência, comprimento etc... estes aviões, mísseis, torpedos ou o que quer que seja não usam materiais condutores em sua superfície ( do contrário dos planares normais), afinal materiais condutores refletem completamente as ondas que o atingem. E sim materiais do tipo abertura, que trabalham como um filtro passa-faixa, ou seja, na medida em que os elementos vão entrando em ressonância, a estrutura vai se tornando 'transparente' para a onda incidentente, até que na frequência de ressonância da estrutura, ocorre a transmissão total da onda. Ou seja, a onda é absorvida, fazendo com que o receptor de onda dos radares "pensem" que a onda seguiu seu destino sem se chocar com "objetos estranhos".
Devido também a isto, os vôos de tais aeronaves são convencionalmente feitos em exorbitantes alturas, portanto sistemas de espionagens dos quais apenas os governos correspondentes têm informações, de modo a torná-lo invísivel à radares e à visão humana.