Membros do PC: Microprocessador


O microprocessador, mais popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que tem a função de calcular e tomar decisões do sistema em que ele está acoplado,tendo a intenção de torná-lo inteligente, seja ele um computador, celular, etc...


O também chamado de cérebro do computador, embora super importante, nunca terá todas as funções de um computador inclusas nele, afinal ele precisa de uma memória, dispositivos de entrada e saída, um clock, dentre outros.

Um pouco de história.

Os primeiros processadores foram criados pela Intel em 1971 para uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial para as atividades da mesma, sendo assim, criado o processador Intel 4004, que trabalhava em 4 bits, sob 46 instruções, com um clock de 740Khz, tendo aproximadamente 2300 transistores.

A Intel então percebendo a utilidade deste componente, começou a inovar, dando novas características, melhoras, além de se preocupar com o tamanho deles, afinal na tecnologia, tamanho é algo que pode-se atribuir um produto a antiquado ou super moderno, levando em consideração (Tamanho/Funções e qualidade). Desde então, surgiram vários novos processadores, até chegar aos que são mais conhecidos por nós nos dias de hoje, abaixo temos uma lista evolutiva dos processadores:



8086<8088<80186<80188<80286<80386<80486<Pentium<Pentium.Pro<Pentium MMX<Pentium II<Pentium III<Pentium IV<Pentium M<Pentium D<Pentium Dual Core<Core 2 Duo<Core 2 Quad<Core i3<Core i5<Core i7.                [Escala utilizada ( Inferior < Superior)]


Várias empresas surgiram como forma de tentar "segurar" a Intel e sua tecnologia revolucionária, sendo elas a AMD ( persiste até hoje, e apresenta alguns processadores com algumas características isoladas melhores que alguns da Intel) Zilog ( formada por funcionários que deixaram a Intel, criadores do Z80, muito superior ao 8080 ) Além da Motorola( que ganhou destaque implantando o MC68000P12, de 12 MHz com arquitetura de 32 bits 'embora seu Barramento fosse de 24 bits e seu Barramento de endereços de 16 bits'), e possivelmente outras que não tiveram grandes sucessos na história da informática, embora nenhuma tivesse alguma considerável vantagem com relação a Intel, que mesmo depois de lançar uma super-tecnologia, já tem várias outras sendo projetadas.


Dividindo o processador em partes.

Para entender completamente como "pensa o processador", precisamos dividir em algumas partes, afinal um processador tem várias linhas de pensamento, executadas por lógica mediando uma atividade precisa. sendo estas:

Imagem traduzida ao máximo possível sem prejudicar a estética da mesma:
Organização do microprocessador (Legenda: Address: Endereço | Control: Controle)

Unidade lógica e aritmética:

A Unidade lógica e aritmética (ULA), como o próprio nome já diz, é a responsável por executar as instruções dos programas, como instruções lógicas, matemáticas, desvio, etc...

Unidade de controle:

A Unidade de controle (UC) é responsável pelo controle das ações que serão realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.

Registradores:

Os registradores são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução.

Os registradores mais importantes são:
Contador de Programa (PC) – Sinaliza para a próxima instrução que executada;
Registrador de Instrução (IR) – Registra a instrução executada;

Memory management unit:

A MMU do inglês: Memory Management Unit é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.

Unidade de ponto flutuante:

Atualmente, nos processadores são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são bem mais complexas que as ULAs e trabalham com operações maiores, com tamanhos típicos variando entre 64 e 128 bits ( a depender da capacidade de processamento).


Próxima postagem da série Membros do PC será: A função do HD, ou Hard Disk, acompanhe!