Radioatividade



Como definir?

Erroneamente confundida com radiação, que no estudo da física significa : propagação de energia, a Radioatividade, que é a propagação de energia resultante da instabilidade nuclear dos átomos,estas podem ser naturais, ou até mesmo induzidas. Sendo assim, para reforçar, a radioatividade, uma forma de radiação.
Os elementos dados como radioativos, emitem partículas alfa e beta, além de raios gama, que impressionam placas fotográficas, sendo capazes de ionizar gases, produzir fluorescência, etc...
     

Por qual motivo a radioatividade existe?



Observe os nêutrons mediando a interação dos prótons    
Vamos começar pelos princípios de atrações de cargas, sabe-se que cargas iguais se repelem, e cargas diferentes se atraem. Enfim, sabe-se também que os prótons têm carga positiva, e os nêutrons são de carga neutra, como diz o nome. Conseguiu imaginar a impossibilidade de um átomo com 2 prótons, sem nenhum nêutron? Por dedução é claro observar que as cargas por repelirem-se não tornaria possível a existência deste, e é aí que vem o papel dos nêutrons, ocupar o espaço entre os prótons no núcleo, afim de evitar a repelência deles, e consequentemente a destruição do átomo. Ou seja, sendo também os nêutrons responsáveis pela propagação de energia vinda do átomo, quanto maior o número deles, maior o índice radioativo, não cabendo esta definição aos elementos estáveis.
                                                                               

Aplicações da radioatividade na vida humana.

Vimos anteriormente, que a radioatividade, impressiona, ou seja, imprime em placas fotográficas, e é isso que o aparelho de Raio-X faz, emite ondas que atravessam o corpo do paciente, e a depender do comportamento dessas ondas de energia nele, chegam à placa fotográfica de uma forma única, sendo possível uma "observação interna" do indivíduo em questão.