Qual o ácido mais forte conhecido?

Ácido , é toda substância que, em em contato com
 meio aquoso, produz como único cátion, o íon H+. 
-Definição de Arrhenius (1887)

O ácido mais forte conhecido, é o ácido fluoroantimônico, de fórmula molecular HSbF6. É obtido pela reação de pentafluoreto de antimônio e fluoreto de hidrogênio, que em proporções de 1 para 1 ( leia uma molécula de pentafluoreto de antimônio, e uma molécula de fluoreto de hidrogênio), é 20.000.000.000.000.000.000 ( 20 quintilhões ) vezes mais ácido que o ácido sulfúrico, representando assim um PH de -24.

Apesar de ser tão “poderoso”, há coisas que ele não pode destruir,  visto que a corrosão depende da interação química das substâncias no sistema, e não da força ácida deste. Nem é preciso dizer que os efeitos dessa interação são irreversíveis.


Outros ácidos poderosos:

Para que você conheça melhor os efeitos dos ácidos, temos aqui uma lista de alguns deles, sendo dessa vez ácidos puros, ou seja, que não são derivados de 2  ou mais moléculas.

Ácido Sulfúrico (H2So4)

É incontestavelmente o mais popular dos ácidos é usado na indústria e na produção de fertilizantes. Sua comercialização é controlada pela Polícia Federal. Concentrado acima de 40% consegue derreter o plástico. O aço forma uma camada de ferrugem que impede que a corrosão continue. Não reage com o vidro. Em contato com o corpo humano em estado de concentração acima de15%, causa gravíssimas queimaduras e a desidratação da região atingida.

Ácido Perclórico

É facilmente explosivo em 72% de concentração, sendo por isso comercializado somente em solução aquosa, em concentração máxima de 70%. Em concentrações maiores que esta, é comum a formação do composto anidrido perclórico (Cl2O7), que logo pode gerar futuras explosões. Em contato com nossa pele causa graves queimaduras.

Ácido Nítrico (HNo3)

Corrói grande parte dos metais, menos aqueles mais preciosos. Misturado à glicerina e ao ácido sulfúrico, forma o explosivo nitroglicerina. O aço dilui na solução aquosa do ácido. Como o ácido sulfúrico, não reage com o vidro. Ao entrar em contato com o corpo humano causa queimaduras e pode reagir com a pele formando uma mancha amarela.

Ácido fluorídrico (Hf)

Por reagir com metal e vidro, deve ser armazenado preferencialmente em parafina, ou em outros polímeros. Afinal em contato com o plástico, o dá aspecto aquoso. Ele apresenta uma reações maiores à medida em que está diluído, podendo transformar o aço em gás e líquido. Em contato com o corpo humano causa queimaduras, diluído, pode penetrar na pele, dissolvendo os ossos.
( deve doer um pouco, não? )


Notas de Segurança:

Ao usar tais ácidos ( preferencialmente em laboratórios especializados), procure sempre proteger-se com luvas de borracha, que apesar de ser corrosível pela grande maioria dos ácidos, se torna uma espécie de “segunda pele”, além de roupas que cubram por completo seu corpo,sendo mais adequadas as famosas batas, assim você estará dificultando ferimentos que como ditos acima, são irreversíveis.

Bons ácidos.

É bom saber que nem tudo que é ácido é altamente corrosivo, um exemplo disto é o ácido clorídrico, ou HCl, que está presente em nosso estômago, para nos defender de más bactérias, além de tornar a comida que ingerimos mais pastosa, possibilitando a digestão pelo resto do organismo. A alta concentração desse ácido no estômago causa oque chamamos de asia (algumas sensações de que a parede estomacal está "queimando"). Frutas cítricas também são ácidas, mas seu índice de PH (potencial hidrogeniônico), não nos representam perigo algum.




Alguns vídeos de experimentos relacionados aos ácidos: