O que é um píxel?

Definindo:

O Pixel, que é  a aglutinação de Picture e Element, (Do inglês, elemento da imagem), é usado Pix, porque esta é a abreviação de Pic, ou picture na língua inglesa. (Pix element, simplificando) , ele é o menor elemento em um dispositivo gráfico de saída  (leia monitor e/ou similares), a este pode ser atribuído uma cor. De modo que, torna possível a formação de uma imagem digital, que é o conjunto de milhares de pixels (como se fossem células que compõem o "corpo" da imagem).
Um monitor colorido é composto por um conjunto de pontos de três pontos nas cores: verde, vermelho e azul (cores básicas para a formação de todas as outras). Nos monitores mais atuais, cada ponto é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes, e combinando estas tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16 milhões de cores diferentes.



O Megapíxel


Entendendo o píxel, torna-se fácil entender o que é um megapíxel, que se trata de 1000 píxels. Para exemplificar bem aqui, Existem câmeras que possuem resolução de 12 megapíxels, isso significa, que em cada imagem, existem aproximadamente 12000 píxels, embora isso dependa também da largura e comprimento da imagem, que quando multiplicados, formam o valor mais preciso.

Os píxels e o problema do "redondo perfeito"

Bom, é evidente que os píxels são organizados à estilo de um plano cartesiano, ou seja, fazer bons, ou até mesmo perfeitos círculos ( para nossa visão ) exige muitos píxels, mas muitos píxels mesmo, afim de camuflar as formas retas que vemos na formação de círculos qualquer que seja interface, um bom exemplo disto é o Paint (Software da windows), até o photoshop(Software da Adobe) tem este problema, dada a complexidade do processo. Vale realçar que a quantidade de píxels em uma imagem, é diretamente proporcional ao seu tamanho de armazenamento, Sendo cada píxel, equivalente a 8 bits. 

Circunferência feita pelo Paint ( aproxime/use zoom e perceba os erros, embora perceptíveis de longe) 

Os píxels e os jogos, antigos e atuais

Já vimos que os píxels são os importantes formadores da imagem. e que a quantidade destes em uma imagem, define sua precisão, resolução e efeito realístico. Nos jogos isso não poderia ser diferente, com a evolução das tecnologias gráficas, eles foram se tornando cada vez mais realísticos, cheios de efeitos, e bem mais atraentes (visualmente) que os seus ancestrais, se assim podemos chamar. Justamente pelo fato de que a quantidade de píxels influencia diretamente no tamanho das imagens que formam as imagems, os jogos atuais se tornaram bastante "pesados" tornando necessário o uso das famosas placas de vídeo, que auxiliam o computador na impressão de imagens mais complexas, abaixo exemplos de jogos antigos e atuais.


Starcraft I (clique para ampliar)
Starcraft II (Clique para ampliar)