O uso dos experimentos/simulações no Ensino de Ciências
Tendo como base as vivências/experiências
em sala de aula acredito que as simulações, bem como os experimentos, visam a
potencializar o aprendizado dos alunos.
O uso de simulações/experimentos
apresenta uma oportunidade de suprir, auxiliar e inovar a forma de aprendizagem
no ensino de Ciências que, em sua grande maioria, é compartilhada com o aluno, por
meio do docente, de forma teoria, em uma aula apenas de “quadro e giz”.
Há um senso comum entre os
professores de Ciência que as atividades experimentais geralmente carregam
grande expectativas para os alunos. Como comenta White (1996, p.766) que os
eventos vividos e raros são dificilmente esquecidos. Assim, tendo como base
esse tipo de constatação, é interessante trabalhar essa ideia e traçar
estratégias de ensino que visam esse tipo de apropriação dos experimentos,
buscando uma estimulação do aluno em sala de aula de forma a torná-lo engajado
e participativo nas aulas.
E na ausência de condições para a realização de experimentos, o professor pode buscar apoio nas simulações. Essas oferecem a oportunidade de extrapolação que um experimento pode ter.
Existe um site muito bom e que
oferece um material muito rico no que se trata de simulações. PhET - Simulações interativas: PhET. E o melhor, o
material disponibilizado é gratuito. E com grande parte do seu conteúdo em
português. São simulações divertidas, interativas, de vários fenômenos físicos
que foram criadas tendo como base experimentos físicos.
Exemplos:
Massas e molas
(Link da Simulação: Massas e Molas)
É possível trabalhar com os alunos
tópicos de: molas, Lei de Hooke, Conservação de Energia, Medidas.
Efeito Fotoelétrico
(Link da Simulação: Efeito Fotoelétrico )
Pode-se abordar com os alunos:
Experiência do Efeito Fotoelétrico, corrente, ejeção de elétrons, intensidade,
modelo do fóton, frequência de corte.
As duas simulações acima
representam uma pequena amostra do que o site pode oferecer. Há material para suporte do professor como: atividades propostas, questionários, explicações sobre os experimentos e sugestões do que pode ser abordado nos experimentos.
Acredito que todo
recurso que visa proporcionar uma melhoria no aprendizado e diversificação da
aula deve ser utilizado para que o conteúdo ministrado fique mais acessível ao aluno e torne a aula mais divertida e rica de conteúdo.
Referências:
Referências:
- WHITE, R. T. The link between the laboratory and learning, International Journa of Science Education, 18, 7, 761-774, 1996.
- http://nautilus.fis.uc.pt/personal/antoniojm/applets_pagina/importancia.htm
- http://phet.colorado.edu/pt_BR/about