O uso dos experimentos/simulações no Ensino de Ciências


Tendo como base as vivências/experiências em sala de aula acredito que as simulações, bem como os experimentos, visam a potencializar o aprendizado dos alunos.

O uso de simulações/experimentos apresenta uma oportunidade de suprir, auxiliar e inovar a forma de aprendizagem no ensino de Ciências que, em sua grande maioria, é compartilhada com o aluno, por meio do docente, de forma teoria, em uma aula apenas de “quadro e giz”.

Há um senso comum entre os professores de Ciência que as atividades experimentais geralmente carregam grande expectativas para os alunos. Como comenta White (1996, p.766) que os eventos vividos e raros são dificilmente esquecidos. Assim, tendo como base esse tipo de constatação, é interessante trabalhar essa ideia e traçar estratégias de ensino que visam esse tipo de apropriação dos experimentos, buscando uma estimulação do aluno em sala de aula de forma a torná-lo engajado e participativo nas aulas.




E na ausência de condições para a realização de experimentos, o professor pode buscar apoio nas simulações. Essas oferecem a oportunidade de extrapolação que um experimento pode ter.

Existe um site muito bom e que oferece um material muito rico no que se trata de simulações. PhET - Simulações interativas: PhET. E o melhor, o material disponibilizado é gratuito. E com grande parte do seu conteúdo em português. São simulações divertidas, interativas, de vários fenômenos físicos que foram criadas tendo como base experimentos físicos.


Exemplos:
Massas e molas
(Link da Simulação: Massas e Molas)

É possível trabalhar com os alunos tópicos de: molas, Lei de Hooke, Conservação de Energia, Medidas.







Efeito Fotoelétrico
(Link da Simulação: Efeito Fotoelétrico )

Pode-se abordar com os alunos: Experiência do Efeito Fotoelétrico, corrente, ejeção de elétrons, intensidade, modelo do fóton, frequência de corte. 





As duas simulações acima representam uma pequena amostra do que o site pode oferecer. Há material para suporte do professor como: atividades propostas, questionários, explicações sobre os experimentos e sugestões do que pode ser abordado nos experimentos.

Acredito que todo recurso que visa proporcionar uma melhoria no aprendizado e diversificação da aula deve ser utilizado para que o conteúdo ministrado fique mais acessível ao aluno e torne a aula mais divertida e rica de conteúdo.

Referências:

  1. WHITE, R. T. The link between the laboratory and learning, International Journa of Science Education, 18, 7, 761-774, 1996.
  2.  http://nautilus.fis.uc.pt/personal/antoniojm/applets_pagina/importancia.htm
  3. http://phet.colorado.edu/pt_BR/about